Análises de Terreno Biológico
(BTA – Biological Terrain Analysis)
“Quando as folhas de uma planta ficam castanhas, não as pintamos de verde. Procuramos a causa do problema. Ideal seria que fizéssemos o mesmo com a nossa saúde.”
Dr. Frank Lipman
O que é o Terreno Biológico?
Todas as células se encontram, essencialmente, no mesmo ambiente – o fluido extracelular – o ambiente interno do corpo, também chamado de Terreno Biológico.
A melhor descrição possível para o termo “terreno biológico” é, provavelmente, o contexto ambiental de uma célula. A modificação do terreno biológico é feita diariamente por todas os indivíduos através de:
- Níveis de actividade física;
- Níveis de ingestão de água;
- Níveis de ingestão de potássio vs. sódio,bem como outros minerais;
- Capacidade e eficácia excretória;
- Capacidade e eficácia de absorção de nutrientes, etc.

As Análises de Terreno Biológico permitem identificar quais os pontos de desequilíbrio que devem ser alvo terapêutico.
Como se processam?
BTA (Biological Terrain Analysis) é uma evolução do método de Vincent (comprovado há mais de quarenta anos e testado em mais de 60.000 casos) que consiste na análise dos 3 principais fluidos do nosso corpo (pequenas amostras de SANGUE, SALIVA E URINA), a fim de determinar o ambiente interno do organismo;
É dele que todas as trocas celulares metabólicas dependem, bem como o suprimento de alimento para as células e a eliminação de resíduos gerados pela atividade celular.
Esta metodologia de análise avalia os parâmetros eléctricos de qualquer tipo de solução líquida, definindo os rácios de acidez (pH), oxidação (rH2) e resistência eléctrica(R).
Ao contrário da medicina convencional, que trata especificamente do estudo químico e estrutural, a bioelectrónica concentra-se em factores eléctricos e electromagnéticos, apresentando um instrumento de diferente alcance e complementar de outros métodos.

O que é possível avaliar?
As tendências que o terreno apresenta:
- A nível geral
- Capacidade de resposta geral;
- Capacidade de absorção de nutrientes
- Capacidade excretória.

É feita a análise da condutibilidade e impedância dos tecidos, assim como o potencial eléctrico capaz de manter metabolismos a funcionar correctamente.
Ao nível dos sistemas e órgãos (rins, fígado, sistema digestivo, etc.), é possível verificar onde se localizam as falhas, bem como possíveis compensações metabólicas que estejam a ocorrer e que podem conduzir ao desequilíbrio do organismo.

É também determinado:
- Nível de stress emocional
- Poluição electromagnética
- Nível de acidez
- Nível de oxidação
- Degeneração do Terreno

Avaliar se o terreno está em equilíbrio ou apresenta tendência para:
- Desequilíbrios auto-imunes
- Infecções virais
- Infecções bacterianas
- Reacções alérgicas
- Reacções alérgicas
- Problemas cardiovasculares.
- Níveis elevados acidez e oxidação