rH2

<10

rH2 significa “relative hydrogen”, uma escala que mede a verdadeira capacidade de redução de componentes simples (anti-oxidantes de baixo peso molecular) em solução aquosa.

A escala compreende valores de 0 a 42, sendo que 28 é considerado o valor neutro.

Valores entre 0 e 28 representam substâncias anti-oxidantes; enquanto que valores entre 28 e 42 se verificam em substâncias oxidantes.

Na prática

O que significa?

Apesar de – ainda – não se ouvir falar neste parâmetro, ele é o maior indicador da capacidade da água em reduzir os ácidos (que estão presentes no corpo), compensada pelo pH.

É de realçar que agentes redutores complexos (como p.ex. Vitamina C, Vitamina E, Coenzima Q10…) não vão necessariamente influenciar o ORP e, desta maneira, não vão potenciar a sua capacidade anti-oxidante.

Ao contrário do ORP – que é um indicador da capacidade anti-oxidante do hidrogénio, mas altamente dependente do pH -, o rH2 representa o verdadeiro índice de potencial de oxidação/redução – a quantidade de electrões disponíveis

rH2

Como saber o valor?

Infelizmente, é um valor que – ao contrário do pH – não consta nos rótulos de água engarradada. Pode ser medido através de uma sonda própria para o efeito: um valor de rH2 inferior a 10 representa maior potencial de redução.

O que compõe a nossa água

Propriedades CellPower Water