pH

NEUTRO

pH significa “potencial de hidrogénio”, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.

A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que 7 é considerado o valor neutro.

Valores entre 0 e 7 representam substâncias ácidas; enquanto que valores entre 7 e 14 se verificam em substâncias alcalinas.

O pH do corpo

Onde está o erro?

A fórmula de cálculo do pH é dada por pH=-log10[H+], que está feita para soluções a 25ºC.

No entanto, o nosso corpo encontra-se perto dos 37ºC, o que faz com que seja necessário fazer um coeficiente de correcção à fórmula inicial.

Importa reter que o valor de pH normalmente atribuído ao sangue (7,3-7,4) não está correcto e, na verdade, este é ligeiramente mais ácido, ficando abaixo de 7.

O pH do corpo

Como é que o corpo se torna ácido?

Mesmo que química não seja a sua área, para perceber o papel do pH no corpo, é importante ter dois conceitos presentes:

1 – Uma substância é considerada ácida quando, em meio aquoso, liberta H+

2 – O pH é determinado pela concentração de iões de hidrogénio (H+).

Tendo isto, se estamos constantemente a produzir ácidos (que libertam os tais H+ para o nosso “meio ambiente interno”), vamos estar a aumentar a concentração de H+ no meio e, por sua vez, a acidificar o corpo – ponto de partida para desenvolvimento de doenças.

É assim que estamos feitos: os nossos metabolismos de sobrevivência produzem ácidos (durante a alimentação, o exercício físico, o stress…).

Importa perceber de que forma conseguimos reequilibrar e “limpar” estes iões H+ prejudiciais à nossa saúde.

ORP Negativo

O mito da água alcalina

Tudo começou nos anos 30, no Japão, onde cedo começaram a estudar o papel da água na saúde – e, talvez por isso, seja uma das populações com maior esperança média de vida.

Ao produzirem água com ORP negativo (ver aqui), o pH aumentava consideravelmente (faltava-lhes o nosso know-how!) … e quando chegou a altura de levantar as conclusões dos estudos, atribuíram erradamente os benefícios para a saúde ao facto de ser alcalina, e não ao facto de ter um ORP negativo.

A água alcalina não só não é a indicada para a saúde, como a que se vende engarrafada no mercado nem sequer é negativa.

pH ideal

Qual o pH ideal da água?

Diferentes partes do corpo funcionam a diferentes níveis de pH: Por exemplo, o estômago precisa de ser extremamente ácido (pH 1-2) para fazer a digestão eficazmente.

As más digestões são apenas uma das consequências de beber água alcalina, uma vez que vai entrar em contacto directo com este meio e contrariá-lo.

A literatura científica1 diz-nos, através de um estudo randomizado controlado em humanos 2, que uma “dieta alcalina” apenas tem efeito no pH da urina, e não no pH sistémico – aquele que é de facto importante controlar.

Esta ideia é defendida pelo American Institute of Cancer Research e pela Canadian Cancer Society.

O pH ideal da água é neutro (7) ou ligeiramente ácido – o verdadeiro pH do sangue, que referimos acima.

 

1 Fenton TR, Huang T, Systematic review of the association between dietary acid load, alkaline water and cancer, BMJ Open (2016).

2 Wright ME, Michaud DS, Pietinen P, et al. Estimated urine pH and bladder cancer risk in a cohort of male smokers (Finland), Cancer Causes Control (2005).

O que compõe a nossa água

Propriedades CellPower Water